2015-01-21

Crónicas numa Língua de Sal: Búzios

Depois de Vitória foi Búzios onde ficámos 2 dias. Búzios é uma pequena vila turística junto ao cabo de Búzios que nos anos 60 recebeu a visita de Brigite Bardot e por isso ficou famosa e na moda. Claro que é uma região muito bonita de costa recortada e cheia de bonitas praias e ancoradouros.
Mais a Sul encontra se Cabo Frio, semelhante ao cabo de Búzios, zona de ventos fartos e fortes que esconde nos seus recortes muitas e belas praias.
Depois de Cabo Frio estão 65Ml de praias a oeste e a entrada da Baía de Guanabara onde a sul está guardada a cidade do Rio de Janeiro com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor e a norte Niterói com as emblemáticas construções de Niemeyer.
Foi a Niterói que aportamos no dia 17-01-2015.
Para todos saudades.

Diário de Bordo: 10-01-2015 - Vitória

Fizemos uma pequena pausa em Vitória para abastecimento e o próximo porto será Búzios. A data prevista para a partida é dia 11-01. Para todos saudades.

Crónicas numa Língua de Sal: Abrolhos

07/01/2015, Parque Nacional Marinho de Abrolhos, aqui aportámos ontem após termos velejado por dois dias e duas noites a partir de Ilhéus. Junto à área da reserva o fundo do mar passa de dois ou três mil metros para menos de 50 m de uma forma abrupta o que o torna muito agitado nesta zona de transição, com vagas de 3m e curtas, onde em águas profundas essas vagas eram de cerca de 1m.
Bem em frente de Caravelas, no continente Brasileiro a 35 ML (65 Km) de distância, o arquipélago de Abrolhos é formado por 5 ilhas das quais só 2 recebem visitas guiadas por pessoal do parque. Embora as ilhas por si já sejam motivo de beleza, nestas ilhas nidificam várias espécies residentes que são o obotá branco e o castanho, a fragata, e a grazina, podendo-se visitar a ilha Siriba, onde os obotás brancos nidificam, chocando um ou dois ovos que irão dar origem a uma única cria, a mais forte pois a outra será abandonada. A cria sobrevivente será ensinada nos dois primeiros meses de vida a tudo o que necessita por seus pais, que então os entregam à natureza , (e eu a pensar que alguns elementos da espécie humana demoram por vezes 30 anos até que os pais os entreguem à natureza).
Mas a grande razão de ser desta reserva são os recifes em que Abrolhos é o maior parque do Atlântico Sul e abrange uma área superior a 91 000ha. Sendo uma enorme maternidade para animais marinhos de todos os tipos em que talvez a espécie mais emblemática seja a baleia Jubarte pelos seus 16 m de comprimento e 40 tons de peso que aqui vem copular, parir e amamentar os filhotes antes de regressar à Antártida, passando neste arquipélago de Julho a Novembro.
Como se tudo o que foi contado anteriormente não chegasse, o pessoal da ilha, tanto militares como pertencentes à reserva são bem acolhedores tendo-nos guiado na visita à ilha Siriba e à ilha de Santa Barbara onde se encontra um farol de 1851 ainda do tempo do Imperador Pedro II que se faz ver a 51 ML de distância para os marinheiros de 'olhos abertos'. Esta é a ilha em que habita a guarnição militar e os zeladores do parque.
Amanhã está previsto fazer rumo a Vitoria, cidade a cerca de 170 ML ou dia e meio de distância. Para todos saudades.

2015-01-04

Diário de Bordo: 03-01-2015 - Ilhéus

A Expedição Língua de Sal fez-se de novo ao mar, rumo a sul, tendo aportado a Ilhéus a cerca de 125 Ml de distância. Com mar calmo e ventos de feição a viagem foi muito agradável.

2014-12-25

Para todos um Feliz Natal

Depois de uma navegação em mares calmos e ventos bonançosos de Maceió até Salvador, vamos ficar uns dias em Salvador da Baía para passar o Natal e recuperar de uma fratura no pulso. Salvador da Baía é um local de beleza e magia.
Para todos um Feliz Natal.
Salvador da Baía, Brasil

2014-12-21

Crónicas numa Língua de Sal: Um passeio a Olinda

17-12-2014 – Olinda é uma cidade a cerca de 10 Km de Recife e pela sua proximidade poder-se-ia pensar que em pouco se distinguiriam. Assim não é. Olinda não tem arranha céus e isso faz uma grande diferença pois permite que a cidade antiga tenha uma maior visibilidade. Olinda tem muitas casas senhoriais e outras mais modernas tipo vivenda que estão de uma forma geral conservadas, tem também uma série de igrejas e conventos abertos ao público e uma grande atividade artística. Há inúmeros locais como a feira do artesanato onde se encontram dezenas de artistas com os seus ateliers e ainda o largo da Sé onde as comidas regionais são vendidas em pequenas barracas. Mas Olinda é também uma explosão de cor, as cores das casas bem como as cores que são utilizadas nas obras de arte são diferentes do que os nossos olhos estão habituados a registar noutras latitudes. Disso tenho alguns registos em fotografias que logo que tenha meios para enviar mandarei.

Crónicas numa Língua de Sal: Macaé

19-12-2014 – A Expedição Língua de Sal fez-se ao mar ontem pela manhã com uma tripulação constituída por José Viegas e Helenita Ferrandini. O Jolie Brise levantou ferro rumo a Macaé – 110 milhas a sul de Recife.
As quase duas semanas em que  estivemos ancorados em Recife, deixaram algumas marcas, o barco agora passou a andar  mais de vagar, o casco e hélice começam a dar sinais de sujidade. Nos trópicos as algas e outros corpos marinhos desenvolvem-se muito mais rapidamente. Aqui muita coisa acontece de maneira diferente e o jeito é caminhar de acordo com a natureza e o relógio local.
Até Breve
Macaé, Brasil