Fernando Noronha

02-12-2014 – Terça feira - Saímos hoje de Fernando Noronha. Estamos de facto noutro país. No Porto de St.º António onde chegámos dois dias antes e onde havia uma praia, por ser domingo, toda a gente estava sentada em cadeiras e mesas na areia comendo, bebendo e conversando.
A ilha em si é muito bonita e a proteção ambiental funciona. Mergulhámos numa baía do sueste e vimos muitas e enormes tartarugas para além de uma série de peixes na generalidade grandes cujos nomes nos são desconhecidos. Mais tarde mergulhámos no porto de St.º António e o espetáculo foi o mesmo, muitos peixes de todas as cores na sua maioria bem grandes e a Susana ainda viu uma tartaruga enorme, o que quer dizer com um metro ou mais de comprido. Quanto a golfinhos, também abundam e vimos várias vezes um cardume que frequentava a Baía dos Golfinhos.
As pessoas aqui são de uma maneira geral muito afáveis e não há problemas de criminalidade na ilha. Há no entanto na Ilha um senão, uma entidade o IBAMA que controla todos os pontos de acesso a tudo que tem interesse turístico ou paisagístico e que só deixa entrar quem está cadastrado no sistema, e isso no nosso caso custava 60 €/dia para o barco e 14 €/dia por pessoa. É talvez a razão porque tão poucos barcos escalam esta ilha paradisíaca.
O Museu do Tubarão, de visita gratuita é muito interessante e ajuda-nos a perceber melhor esses nossos conterrâneos e a temê-los menos. Estão de parabéns os organizadores. Mas pode ainda apreciar gratuitamente a exuberante vegetação e a enorme variedade de exuberantes flores que se encontram especialmente em zonas urbanas.

Sem comentários:

Enviar um comentário